5 dicas para desenvolver projetos de ARQUITETURA SUSTENTÁVEL

Blog Single

A terceira dica tem até mesmo produtos sustentáveis para reformas e projetos arquitetônicos sustentáveis

A natureza tem dado claros sinais de que está chegando ao seu limite em virtude da ação do homem. Nesse contexto, a sustentabilidade está em alta em muitas áreas e não poderia ser diferente na arquitetura, já que alguns profissionais já estão com as suas mentes voltadas para esse propósito, promovendo uma arquitetura sustentável e auxiliando a diminuir a carga sobre os recursos naturais ao desenvolverem seus projetos. Mesmo que a princípio os clientes fiquem surpresos com algumas soluções de valor agregado alto, é importante que estimem o breve retorno sobre o investimento por meio de economias proporcionadas. Além disso, existem produtos sustentáveis que promovem esse contexto perfeitamente, com baixíssimo custo.

Importante destacar que essa forma de desenvolver os projetos vai além de modismo: é determinante para a preservação da natureza e da nossa qualidade de vida. Para oferecer um projeto de arquitetura considerando esse objetivo, as ideias devem ser baseadas nos recursos sustentáveis disponíveis.

E por onde começar?

Neste artigo, apresentamos cinco exemplos de como empregar a sustentabilidade em suas reformas ou em projetos arquitetônicos e surpreender a todos:

1.       Reutilize ou recicle materiais que poderiam ser descartados de forma irregular no ambiente

Muita coisa em bom estado é descartada e pode ser aproveitada em projetos diversos. Alguns resíduos de construções, por exemplo, também podem ser reaproveitados, como metais, madeiras e cerâmicas, e são encontrados em lojas especializadas em artigos de demolição ou em locais com acúmulo de entulhos. Assim você economiza na compra de materiais e recicla ao mesmo tempo.

Nesse mesmo cenário, móveis antigos de família ou com apego sentimental, garimpados em feiras de antiguidades e brechós, já são bastante utilizados por designers de interiores nos projetos mais ousados e modernos, dando uma nova cara aos móveis antigos. Nesse cenário, o uso de vinis autoadesivos (que falaremos melhor na terceira dica) é uma solução econômica, viável e ecoamigável.

2.       Proponha paredes ecológicas e telhados verdes

Telhados verdes são uma técnica da arquitetura sustentável que emprega uma cobertura vegetal em telhados, normalmente utilizando grama e plantas para facilitar a drenagem da água da chuva e fornecer isolamento acústico e térmico.

Já as paredes ecológicas são uma técnica que auxilia a resfriar as fachadas, sobretudo aquelas que ficam mais expostas à luz solar. Também utilizadas como jardins verticais, uma das suas vantagens, além do resfriamento do espaço, é que reduzem a quantidade de manutenções necessárias.

3.       Utilize produtos desenvolvidos com apelo ecológico

Em um projeto, o arquiteto pode indicar produtos com apelo ecológico e que empregam esse conceito desde sua fabricação. É o caso, por exemplo, dos revestimentos decorativos de vinil da SH Decor, que são laváveis, atóxicos e de fácil aplicação. O realismo das texturas, idênticas até no toque, permitem transformar móveis antigos, sem a necessidade de trocá-los.

Outro exemplo é a madeira plástica: Um material feito de plástico reciclado que oferece um substituto ecológica para o mdf e outras madeiras, diminuindo o desmatamento e reaproveitando o plástico que, de outra forma, seria descartado incorretamente.

4.       Utilize a luz natural a favor do ambiente

A ideia principal da iluminação natural é conter gastos de energia elétrica e reduzir os danos ambientais. Mas ganhamos também em saúde, já que a luz do dia cansa menos os olhos do que a luz artificial. As escolha das cores do ambiente também é importante para potencializar ainda mais a utilização da luz natural, além de aproveitar a posição da casa e o máximo de insolação possível, com janelas dimensionadas e orientadas corretamente em uma edificação com ambientes bem pensados em termos de profundidade e conexão uns com os outros.

5.       Promova a ventilação dos espaços

Casas bem ventiladas naturalmente esquentam menos em dias quentes, oferecendo uma rotina com temperaturas mais agradáveis aos moradores do espaço. O ideal é não precisar recorrer ao uso de soluções artificiais, como ar-condicionado ou ventilador elétrico. A ventilação cruzada é um recurso que pode ser empregado em alguns projetos, fazendo com que o ar entre por uma janela lateral da casa, cruze os ambientes de maneira rápida e saia por outra janela lateral, mas do outro lado da casa, levando consigo, assim, uma parte do calor acumulado dentro da casa.

 

A arquitetura sustentável é uma tendência que só cresce em razão da sua importância ecológica, fruto da conscientização das pessoas. Para que a arquitetura sustentável resista e seja passível de aplicação, é fundamental a educação ambiental de todos os envolvidos nos processos, pois essa é uma responsabilidade de todos.

Autor: SH Decor
A SH Decor preparou esse espaço para que possamos compartilhar e dar ideias de decoração mostrando as tendências e últimas novidades do mercado de decoração.
Inscreva-se abaixo para ficar por dentro de todas as novidades que publicarmos.

Notícias Relacionadas: