8 tendências de decoração de interiores para 2022

Blog Single

Ideias de decoração incríveis que você pode colocar em prática já!

A estética do conforto foi impulsionada na indústria de decoração de interiores. Isso porque nos dois últimos anos fomos orientados a nos manter mais em nossos lares, trazendo um olhar de mais praticidade e a necessidade de mais conforto, com móveis multifuncionais e versáteis que vem com mais evidência do que nunca neste ano que se inicia.

1 – Cores claras

A neutralidade é uma das principais tendências para este ano. Na linha do minimalismo, as cores claras entram como uma variante da estética comfy por promoverem um toque de aconchego. Na linha do “quanto mais simples, melhor”, os materiais contam com uma paleta de cores mais neutra, com tons cream e marrom em evidência. Os tons pasteis, tão em alta em 2021 permanecem nos ambientes tendência deste ano já que complementam essa sensação de tranquilidade.

Para trazer este conceito para dentro da sua casa não são necessárias grandes reformas. O mercado conta com materiais que promovem obra limpa e sem cheiro, com zero desgaste na sua rotina. É o caso do revestimento de vinil autoadesivo da SH Decor, que conta com uma infinidade de padrões para promover este conceito de cores claras nos seus ambientes.

Hoje, todos nós esperamos tranquilidade e relaxamento multiplicados pelo conforto no lar, certo? A paleta neutra de tons naturais pode ser uma ótima forma de investir na tendência. Para isso, inclua as cores básicas como o branco e tons de cinza na hora de decorar a sua casa!

8 tendências de decoração de interiores para 2022

2 – Formas orgânicas

Suavidade e formas circulares estão em alta nos últimos tempos e aplicam-se em soluções arquitetônicas e móveis de decoração. Apesar de não ser uma tendência tão recente, as linhas e layouts rígidos estão sendo suavizados por móveis sem cantos cada vez mais.

Provavelmente você não vai se lembrar de ter visto composições com ângulos retos nos móveis que começaram a surgir como tendência em 2021. O evento Casa cor é prova viva deste cenário. Isso porque os padrões arredondados e irregulares verdadeiramente dominaram os ambientes, compostos por formas que simulam aquelas encontradas na natureza. Este contexto esteve presente desde mobílias a peças menores de decor como paredes, claraboias, luminárias, cabeceiras de cama, sofás, divisórias e muito mais.

A tendência promete seguir por todo o ano de 2022 já que vem com força com o objetivo de cria ambientes mais leves e fluidos. E no mesmo cenário da transformação citada no tópico das cores claras, você pode aproveitar materiais que tem a características de ser termo moldáveis para a reforma de itens curvos na sua casa. Vejam esta referência de um lustre prestes a ser descartado que foi transformado com o padrão palha de SH Decor:

 8 tendências de decoração de interiores para 2022

3 – Texturas naturais nas paredes

Outro elemento que é capaz de tornar os ambientes mais aconchegantes e convidativos, a madeira é sem dúvida o elemento mais democrático no quesito decoração devido à infinidade de tonalidades e padrões que é possível considerar nos ambientes.

8 tendências de decoração de interiores para 2022

Lembrando que a combinação madeira com outros elementos naturais nunca sai de moda, sendo possível incluir fibras naturais, palhas e pedras para complementar os ambientes. Ah, e não dá para esquecer de plantas já que o cenário urban jungle permanece nos estilos decor em 2022. É possível usar madeira até no teto para trazer à um ambiente pequeno, um ar mais aconchegante

Móveis de madeira clara também estão em evidência, já que ela “isola” o design e potencializa o aconchego! Já conferiu as 18 opções da família madeira que fazem parte do nosso portfólio? Vale a pena dar uma espiada!

Não descarte a ideia de colocar um papel na sua parede para promover este ar de textura natural, existem diferenças entre os dois revestimentos, mas você não deveria descartar essa ideia!

4 – Combinação de cores ousadas

Na contramão das cores claras, a composição de cores ousadas vem para atender uma parcela da população que foge do comum na hora de decorar. Não faltam jeitos de incorporar esta tendência, com a proposta de tirar o óbvio e criar configurações inusitadas.

8 tendências de decoração de interiores para 2022

E neste contexto, a dica é combinar cores sólidas nas paredes e móveis com elementos decorativos com muita cor. Uma outra proposta interessante é colocar cores vivas no teto, uma tendência que começou lá em 2020 e permanece fazendo sucesso atualmente.

A criatividade não impõe limites para combinar cores na decoração se você busca por um ambiente mais divertido.

8 tendências de decoração de interiores para 2022

5 – Palha natural

Essa é uma tendencia que está em alta há algum tempo e pega carona no conceito comfy por ser um elemento que nos aproxima ainda mais da natureza, trazendo harmonia e aconchego aos ambientes. Se é possível identificar a tendência principalmente em acessórios como assentos, encostos de cadeira e porta de armários, o céu é o limite para trazer este conceito aos ambientes.

A palha natural já está em alta há algum tempo, mas ela ainda continua, principalmente em assentos e encostos de cadeiras, ou em portas de armários. Na Casa Cor 2021 este conceito foi bastante presente em banheiros, trazendo um ar tropical aconchegante.

8 tendências de decoração de interiores para 2022

O padrão palha faz parte da família tecido da linha de revestimento decorativo SH Decor. Você pode trazer este ar acolhedor às paredes, armários, mesas, bancos, luminárias e muito mais. Tudo isso com reforma limpa, sem sujeira e sem cheiro!

Outros elementos naturais também fazem parte desta proposta. As texturas mais populares são a pedra: ônix, mármore, granito e madeira. O último é em, sem dúvidas, uma ótima maneira de decorar a casa com bastante elegância e sofisticação.

6 – Divisórias criativas

Com a popularização dos apartamentos estilo loft nas grandes cidades, as divisórias criativas se tornaram um elemento importante para setorizar os ambientes sem a necessidade de separá-los. Os arquitetos que lutem com soluções para garantir a privacidade dos espaços ou simplesmente permitirem aproveitar melhor a área de cada um deles.

É possível trabalhar com soluções nada usuais que além de tudo sejam um elemento decorativo, trazendo chame aos ambientes. Estantes, painéis ripados e brises são elementos perfeitamente possíveis de serem reproduzidos com SH Decor, sabia?

O painel ripado inclusive é 10 vezes mais barato com SH Decor! Muitas vezes não evoluímos com o desenvolvimento do projeto devido ao alto valor do orçamento e acabamos engavetando a ideia! Com SH Decor e ripas de plástico é possível criar um painel ripado fake idêntico ao original. Uma divisória sem precedentes, convenhamos.

7 – Cor October Mist

A nova-iorquina Benjamin More está na indústria de tintas há 132 anos e escolheu o esverdeado October Mist para ser a cor do ano, entre as 3.550 cores disponíveis.

Este tom, descrito pela marca como caule verde claro de uma flor, suavemente sombreado, é um verde suave o suficiente para funcionar como uma cor neutra.

 

O tom é lembra bastante o Cinza Esmeralda que foi lançamento 2021 de SH Decor e entra no conceito das cores claras por trazer toda essa calma a um ambiente, promovendo harmonia. Tudo a ver com os conceitos que falamos anteriormente.

Viu como é fácil seguir a tendência e deixar sua casa (mais) aconchegante?

8 – Minimalismo

Outra direção global reforçada pela pandemia do Coronavírus, o minimalismo apresenta-se como a principal tendência de design para o próximo ano. Já que recentemente, muitos se livraram de peças antigas e nada funcionais em seus ambientes. E não estamos falando apenas dos guarda-roupas, mas sim dos próprios móveis da casa!

8 tendências de decoração de interiores para 2022

Decoração, uso mínimo de móveis, presença de ar e espaço livre é o principal requisito para decorar um apartamento de maneira mais funcional.

Outra dica: o minimalismo está diretamente relacionado à cor. Uma paleta suave em bege e cinza se torna muito relevante hoje em dia nos ambientes internos.

Autor: SH Decor
A SH Decor preparou esse espaço para que possamos compartilhar e dar ideias de decoração mostrando as tendências e últimas novidades do mercado de decoração.
Inscreva-se abaixo para ficar por dentro de todas as novidades que publicarmos.

Notícias Relacionadas: