Papel de parede ou Adesivo Decorativo? Conheça as principais diferenças.

Blog Single

Comparamos lado a lado o vinil adesivo e o papel de parede para você!

O papel de parede é responsável por dar uma nova cara aos ambientes com a aplicação em paredes internas. Conhecido por inovar na decoração com variedade de cores, estampas e texturas, evoluiu muito ao longo dos anos e desmistificou o conceito de parede da casa da vó. Porém, com a evolução do mercado decorativo, novos produtos surgiram para facilitar a transformação de ambientes com reformas silenciosas, rápidas e limpas. São materiais que não exigem aplicação profissional, de fácil instalação e com apelo ecológico. É o caso dos revestimentos de vinil autoadesivo ou adesivos decorativos. Mas você sabe a diferença entre os dois tipos de material?

Para início de conversa, é importante entendermos a diferença entre o papel de parede e o revestimento adesivo. Vamos lá:

Papel de parede ou Adesivo Decorativo? Conheça as principais diferenças.

O papel de parede, como seu próprio nome já define, é um papel, geralmente de baixa espessura, utilizado para cobrir e decorar o interior de ambientes, mais especificamente paredes. Não é um material lavável e é aplicado com uso de cola a parte, o que gera muitas vezes um certo incômodo pelo forte cheiro do produto.

Papel de parede ou Adesivo Decorativo? Conheça as principais diferenças.Já o revestimento decorativo é um adesivo vinílico com alta espessura, utilizado para diversas finalidades, dentre elas paredes, azulejos, lavabos, móveis em geral, teto, entre outros. Por ser termo moldável, se adapta a qualquer superfície, o que deixa o acabamento das aplicações ainda mais realistas. É um produto extremamente superior em relação ao papel de parede inclusive pelo fato de ser lavável, ter durabilidade média de 9 anos e aplicação facilitada por dígito pressão, tornando o processo muito mais prático e rápido - otimizando consideravelmente o tempo das reformas residenciais ou comerciais. E o principal: o impressionante realismo até no toque! Um material que desacredita arquitetos e decoradores em função do relevo de sua textura.

Mas o que levar em conta na hora de escolher papel de parede ou adesivo decorativo? Confira as vantagens e desvantagens de cada um destes materiais:

Versatilidade na aplicação: Enquanto o papel de parede é aplicado apenas em paredes, a aplicação do revestimento adesivo pode ser realizada em qualquer superfície ou ambiente. Curvas complexas também? Sim! Solte sua criatividade e transforme qualquer ambiente ou móvel.
Utilização em áreas externas: Neste caso, ambos materiais perdem pontos já que não são indicados para áreas externas como jardins, cozinhas abertas, áreas gourmet e fachadas externas, em função das condições de umidade e intempéries como ventos e chuvas intensas podem comprometer a qualidade do produto e até mesmo danificá-lo.

Utilização em áreas úmidas: Ponto para o revestimento adesivo. Tratando-se de áreas úmidas, o papel de parede vai no máximo até o lavabo, que não conta com a umidade oriunda dos banhos, pelo fato de normalmente não contarem com um box e chuveiro. Já o revestimento adesivo, por ser impermeável, pode ser inclusive utilizado em aplicações internas de banheiros como paredes, lavabos, armários, interiores de box e tetos, atentando-se apenas para a realização da perfeita vedação das extremidades que terão contato direto com a água.

Deslocamento do ambiente para aplicação: Este é um grande diferencial do revestimento decorativo, obra rápida e sem necessidade de ausência do ambiente após a aplicação, o que não acontece normalmente no caso de aplicação de tintas e papeis de parede em função do forte cheiro. Em função das características atóxico, antimofo e antialérgico, é inclusive ideal para hospitais e dormitórios infantis, não sendo necessário o deslocamento dos moradores de uma residência ou colaboradores de uma empresa para a aplicação.

Bagunça: Não tem jeito, quando o assunto é reforma de ambientes já pensamos em todas as dores de cabeça que vem junto com ela: entulho, quebradeira, reclamações e é claro: muita, mas muita sujeira! Porém, com as constantes mudanças da construção civil que buscam entregar alternativas que empregam o conceito de construção sustentável, novas formas de construir ganham espaço no segmento com soluções inovadoras! É o caso do revestimento adesivo que exige apenas espaço para o corte do material, retirada do liner e aplicação, simples assim. Já o papel de parede exige um espaço considerável para corte e aplicação de cola, tornando-se um processo mais demorado e com mais bagunça.

Rapidez: Como pontuamos acima, o papel de parede exige a aplicação de cola e um profissional especializado para a instalação. Já o revestimento de vinil adesivo dispensa o uso de colas ou qualquer outra preparação para a instalação: ele vem pronto para aplicação. Sabe aquele quebra-quebra, poeira, bagunça e barulho? Com ele você não passa por isso! Para a instalação você precisará apenas de trena, estilete, álcool e uma flanela. Zero poeira ou bagunça!

Facilidade de aplicação: A dificuldade para instalar um papel de parede sem experiência é uma realidade, exigindo um profissional especializado para a aplicação. Já o adesivo decorativo não. Ele possui tecnologia exclusiva Bubble Free, um sistema de canais de vazão de ar que possibilita fácil aplicação sem a preocupação de criação de bolhas ou vincos. Além disso, conta com a termo moldagem, sistema que molda todo tipo de estrutura em qualquer formato através da pressão e temperatura, promovendo ao revestimento um acabamento realista e personalizado. Além de facilitar MUITO o processo! No caso dos revestimento decorativo, o vinil é moldado independente da complexidade da curva a partir de alta temperatura, como secadores de cabelo ou sopradores profissionais. A alta gramatura do material também facilita a aplicação e permite transformar quaisquer ambientes ocultando inclusive pequenas imperfeições nas superfícies: desde paredes até móveis de diferentes complexidades, você aplica sem transtorno nenhum.

Limpeza: Os revestimentos de vinil adesivo possuem uma superfície de vinil que fica nova com um pouco de água e sabão neutro, além de não absorverem poeira. Alguns papeis de parede são mais resistentes e permitem a limpeza com um pano úmido, mas por se tratar de um papel, são mais delicados e podem desbotar! Já experimentou riscar um papel de parede com caneta e limpar? Esquece, não sai! Diferente do revestimento de vinil adesivo, que em poucos segundos elimina a mancha, sem desbotar.

Opções de perfis realistas: Neste quesito, tanto os papeis de parede quanto os vinis adesivos podem apresentar um perfil realista. Porém, existem fabricantes de revestimentos decorativos que texturas tão realistas que até impressiona. É o caso de SH Decor. Seus padrões da família madeira, por exemplo, confundem-se ao material verdadeiro, de tão legítimos. Vale a pena conferir.

E agora que você já sabe as principais diferenças entre o revestimento de vinil adesivo e o papel de parede, assim como vantagens e desvantagens, decore seu ambiente com produtos versáteis e práticos, ideais para quem quer transformar com qualidade superior sem impacto na sua rotina diária.

Autor: SH Decor
A SH Decor preparou esse espaço para que possamos compartilhar e dar ideias de decoração mostrando as tendências e últimas novidades do mercado de decoração.
Inscreva-se abaixo para ficar por dentro de todas as novidades que publicarmos.

Notícias Relacionadas: