DIY: Faça um painel ripado gastando muito pouco

Blog Single

Depois dessa dica, você vai colocar painel ripado na TV, painel ripado na parede, e onde mais você quiser.

Um bom projeto de arquitetura e decoração tem como premissa o melhor aproveitamento dos espaços, além de trazer beleza e sofisticação, respeitando as necessidades de quem os utiliza. Neste contexto, entram os painéis ripados, elemento que está ganhando cada vez mais destaque em diversos projetos em função da modernidade e versatilidade que empregam aos ambientes.

Porém, este é um recurso que acaba não sendo considerado em projetos modernos em função do custo elevado de implementação. No caso das ripas do painel, não vale a pena investir no mdf como matéria prima, laminado de madeira ou compensado naval pois além de marcar as quinas das ripas, acaba não sendo tão durável quanto a madeira original. No caso de um painel de ripas de madeira muito finas, por exemplo, necessitam de madeiras mais duras e trabalhadas para não empenar. Além disso, para evitar problemas de projeto, é importante ter uma equipe especialista para viabilizar seu painel ripado. Mais um custo para a ponta do lápis!

Mas este é um cenário que você não precisa se preocupar com essa proposta de painel ripado utilizando canaletas de plástico e revestimento de vinil autoadesivo. Sim, é isso mesmo que você entendeu, canaletas de plástico (aquela mesma, que faz a distribuição de cabos) e revestimento de vinil.  Um recurso que além de trazer um custo quase 10 vezes mais barato em comparação com um painel ripado de madeira, também conta com a vantagem sustentável, preservando recursos ambientais. E você ainda pode fazer sozinho, sem a necessidade de contratação de mão de obra profissional.

Muito além de revestir paredes, as ripas de madeira podem ser aplicadas em diversos cenários e com funcionalidades distintas. Veja só:

Aplicação de painel ripado em móveis como suporte de TV

Neste caso o painel ripado atua para compor o espaço como um todo ou ainda, por necessidade de ventilação de algum equipamento específico. Além disso, pode ter função de esconder objetos e móveis que os moradores não queiram dar destaque. Por fim, podem ser alocados na superfície de um móvel, agregando muita personalidade na decoração.

Painel ripado como divisória

Como separação entre os cômodos de ambientes menores, os painéis ripados permitem a flexibilidade do espaço, podendo ser utilizados como divisórias, aplicados em uma estrutura interna para sustentação. É possível criar por exemplo um escritório separado da sala de estar, uma sala de jogos, etc.

 
DIY: Faça um painel ripado gastando muito pouco

Painel ripado no teto

Dentre todos os elementos da decoração de um projeto, já pensou em olhar pra cima? O teto também pode ser palco de ótimas criações se vistos com criatividade e bom gosto! Muitas vezes utilizada com função meramente decorativa, os painéis ripados em teto também podem ser funcionais como uma ótima maneira de esconder estruturas, cabos e instalações indesejadas. Além disso, o painel ripado funciona como uma continuidade do que já está sendo usado na parede. Uma boa dica é utilizar padrões diferentes do piso, setorizando os espaços.

 

Como fazer meu próprio painel ripado

Quer saber como criar uma peça que traga ao ambiente aconchego e sofisticação com menos de R$129,00 o m2? Este cálculo foi realizado considerando a compra de canaletas de plástico e do revestimento de vinil autoadesivo. Em comparação com um painel de madeira ripado, o custo do mesmo espaço sairia cerca de R$1.200,00 o m2, sem instalação e acabamento. Quase dez vezes mais!!! Um comparativo de custos verdadeiramente impressionante!

Veja o passo a passo em 3 etapas:

1. Calcule a quantidade de material necessário

Canaletas de plástico

  • Meça o espaço que serão alocadas as ripas e verifique qual a distância que deseja entre uma e outra. Assim será possível calcular a quantidade de canaletas que serão necessárias comprar. No vídeo no final deste artigo você verá um exemplo que foi utilizado um espaçamento de 5cm entre uma canaleta e outra. O efeito ficou lindo!
  • As ripas podem ser adquiridas em qualquer loja de material de construção e você só precisa passar um pano com álcool nelas antes da aplicação do vinil

Vinil de revestimento autoadesivo

  • Para calcular a quantidade necessária de revestimento de vinil autoadesivo, considere em metros a largura e o comprimento da área que será transformada, chegando na quantidade de metro quadrado necessária para a cobertura total da parede. Lembrando que também enveloparemos a canaleta e este cálculo também deve ser considerado
  • Um material impressionante com realismo até no toque é o SH Decor. Vejam os padrões de madeira aqui. Dica: se você está com dificuldades de calcular a quantidade de material necessária para o seu projeto, fale com a equipe que vai te ajudar com esta dúvida

2. Realize a aplicação do vinil

Na parede:

Higienize este ambiente com álcool e aplique primer nas bordas, para promover mais aderência ao material. Toda a poeira deve ser retirada com um pano úmido antes de iniciar a instalação do revestimento de vinil autoadesivo. É simples e você pode ter o apoio de outras instalações em superfícies lisas, como esta aqui

Nas canaletas de plástico:

Ao aplicar o vinil de revestimento autoadesivo nas canaletas, preste atenção ao vincar as quinas antes de realizar a dobra do material para que não dê retorno no adesivo. Utilize a digito pressão a seu favor, aplicando o vinil com uma espátula para perfeita aderência do material. Materiais que possuem a tecnologia bubble free auxiliam muito neste cenário, pois seus canais de vazão de ar, possibilitam a fácil aplicação e personalização, sem a preocupação de criação de bolhas, vincos ou resíduos de cola.

3. Aplique as canetas sobre a superfície

  • Coloque no verso da canaleta uma fita autoadesiva de boa qualidade para perfeita aderência na parede.
  • #DicaImportante: Corte um pequeno pedaço de canaleta com a medida da distância que serão posicionadas as canaletas do painel para servir como guia ao posicioná-las no painel.

E aí, animou de criar seu próprio painel ripado, gastando super pouco?
Então escolha seu padrão e mão na massa!

No vídeo abaixo o arquiteto Bruno do Studio Fuv, demonstra como é fácil criar um painel ripado com canaletas plásticas e revestimento de vinil autoadesivo Corre lá para ver suas dicas!

Autor: SH Decor
A SH Decor preparou esse espaço para que possamos compartilhar e dar ideias de decoração mostrando as tendências e últimas novidades do mercado de decoração.
Inscreva-se abaixo para ficar por dentro de todas as novidades que publicarmos.

Notícias Relacionadas: