O Guia definitivo para adesivar e renovar seus móveis.

Blog Single

Vamos apresentar as principais vantagens de envelopar móveis.

Envelopamento automotivo é um conceito usual e bastante disseminado, mas o envelopamento na decoração é pouco difundido e até desconhecido por designers de interiores e arquitetos, além do público DIY, ou “faça você mesmo”. Isso ocorre porque muitos não sabem que envelopar móveis é a maneira mais rápida, prática e barata de mudar a cara da peça, além de promover sua personalização e exclusividade.

Existem hoje no mercado revestimentos de vinil adesivo que promovem esta alternativa de maneira rápida e sem sujeira. Além disso, a manutenção é tranquila já que possuem uma superfície de vinil que fica nova com um pouco de água e sabão neutro, além de não absorverem poeira.

Uma alternativa que vale a pena considerar para transformar seus móveis e renovar o ambiente! Confira a seguir as principais vantagens de adotar o envelopamento e veja como revestir os seus móveis:

Como envelopar os seus móveis?

O Guia definitivo para adesivar e renovar seus móveis.

Prepare a superfície que será revestida com o vinil: Para que o revestimento de vinil adesivo cole corretamente, você vai precisar de uma superfície seca e limpa. Para garantir a limpeza, passe um pano com água limpa e detergente neutro ou álcool com tecido de fibras sintéticas.

Simule a aplicação do revestimento decorativo: Meça a área a ser revestida e corte o tamanho correto no revestimento adesivo, deixando uma folga de até 5 mm para uma margem de segurança na hora da aplicação e refile com o estilete. Tire uma parte do liner e posicione o revestimento adesivo no local desejado. Após esse processo se coloque um pouco para trás e verifique se está posicionado conforme planejado.

Aplique o vinil adesivo: Com o adesivo posicionado, descole com cuidado o papel protetor e vá espatulando simultaneamente o revestimento de vinil adesivo contra a superfície que está sendo aplicada. Passe a espátula sobre o material do centro para as bordas, removendo as rugas ou bolhas que possam surgir. Continue descolando o papel protetor até removê-lo por completo. Se ficar mal posicionado, retire parte do que você já colou e recoloque, sempre alisando com a espátula. Certifique-se que o revestimento de vinil adesivo aderiu corretamente na superfície aplicada. Se for preciso aplicar mais de uma folha, verifique a maneira correta de sobrepor o padrão para que ele fique imperceptível.

Refile o vinil adesivo sobressalente: Retire o excesso de revestimento adesivo com um estilete. Se você não sentir segurança em fazer isso apenas com a mão, pode colocar a régua metálica para ajudar o estilete a caminhar em linha reta. Retire o excesso de vinil adesivo com um estilete.

Curvas complexas: Escolha sempre materiais que são termo moldáveis, sistema que molda algum tipo de estrutura independente da complexidade da curva a partir de alta temperatura, como secadores de cabelo ou sopradores profissionais, promovendo um acabamento realista e personalizado. Além de facilitar MUITO o processo!

Parafusos e peças específicas do móvel: O processo de aplicação é o mesmo, mas caso seu móvel conte com peças específicas ou parafusos de encaixe, será preciso fazer a retirar antes de fazer a aplicação.

Vale mais a pena pintar ou envelopar móveis?

O envelopamento sobrepõe a pintura original da peça necessitando apenas do descolamento e substituição da superfície adesivada para sua renovação, enquanto as pinturas danificadas demandam superfícies lixadas para sua recuperação.

Em relação ao preço, de maneira geral, o envelopamento é mais viável, visto que a pintura exige mais trabalho e o custo acaba sendo mais alto. Além disso, a pintura é limitada em uma única cor, além de exigir mão de obra específica.

As possibilidades existentes no envelopamento também abrem novos horizonte: é possível reformar um cômodo inteiro, do zero, com basicamente apenas revestimento vinílico autoadesivo e criatividade. 

O revestimento de móveis com vinil autoadesivo permite que o cliente escolha estampas específicas, imagens variadas e tenha uma peça exclusiva de maneira rápida e econômica, sem sujeira ou necessidade de deslocamento da peça e dos habitantes daquele ambiente em função do cheiro, barulho e sujeira. Obra rápida, limpa e silenciosa é possível!

Algumas inspirações:

O Guia definitivo para adesivar e renovar seus móveis.

 

Envelopar estraga os móveis?

De maneira nenhuma. O envelopamento de móveis promove sua proteção já que é o material que ficará exposto às agressões externas, minimizando os danos que os móveis podem sofrer como o desgaste com o tempo, sujeira, arranhões e possíveis impactos.

É importante apenas manter o móvel envelopado fora da exposição direta ao sol, evitando revestir superfícies irregulares, com porosidade ou sujeitas a umidade e calor. Atenção também à limpeza, que deve ser realizada com um pano umedecido em água, não utilizando produtos químicos.

O revestimento adesivo protege os móveis inclusive de umidade de ambientes e pode ser aplicado inclusive em banheiros com umidade intensa em função do vapor do chuveiro.

Após a remoção do revestimento adesivo do móvel, fica cola?

Existem revestimentos decorativos que possuem uma cola ativa potente que permite a plena aderência após a aplicação! São os melhores produtos para este tipo de envelopamento em móveis. Sendo assim, de um dia para o outro, por exemplo, não será possível retirar e colocar o material novamente pois ele estará perfeitamente aderido. Porém, no caso de posicionamento errado no momento da aplicação, é possível colar e descolar o material visando um reposicionamento, sem prejuízo à superfície de aplicação, desde que seja retirado de maneira cuidadosa e devagar.

Para móveis que tem aplicado massa corrida, tinta ou outros materiais mais sensíveis que podem sofrer desgastes, importante evitar o reposicionamento do revestimento.

Vantagens de envelopar seus móveis:

Restauração: Por que trocar se você pode transformar? Este é o maior benefício da utilização do revestimento adesivo neste processo! Você permanece com uma peça que gosta em função da sua alta qualidade, apego sentimental ou mesmo herança de família, mas com um aspecto renovado e com cara de novo. Ou até mesmo por economia, já que envelopar um móvel é muito mais barato do que trocá-lo.

Disfarce de defeitos: muito móveis sofrem com o desgaste do tempo, apresentando arranhões, manchas e pequenas imperfeições. O revestimento adesivo resolve tranquilamente este quesito, disfarçando imperfeições.

Proteção da peça: com o revestimento vinílico, o seu móvel fica protegido já que é o material que ficará exposto às agressões externas, minimizando os danos que os móveis podem ele pode sofrer com o tempo.

Economia: o envelopamento é cerca de 50% mais econômico do que restaurações tradicionais que envolvem vários processos, inclusive pintura da peça e mão de obra específica.

Exclusividade: o vinil adesivo permite a personalização da sua peça. Imagina que demais ter uma peça exclusiva que ninguém mais tem? Assim você pode soltar a imaginação e transformar um móvel, dando uma nova cara ao ambiente.

Onde comprar vinil adesivo para envelopar móveis?

Existem diversos fornecedores deste tipo de material no mercado e pode haver uma indecisão na hora da compra, inclusive pelo fato da diferença de valores. Atente-se aos seguintes critérios para escolher corretamente seu material:

Alta gramatura: A alta gramatura do material facilita a aplicação do revestimento adesivo e permite transformar quaisquer ambientes ocultando inclusive pequenas imperfeições nas superfícies: desde paredes até móveis de diferentes complexidades, você aplica sem transtorno nenhum.

Tecnologias que auxiliam na aplicação: Procure por materiais Bubble Free, um sistema de canais de vazão de ar que possibilita fácil aplicação sem a preocupação de criação de bolhas ou vincos. Além disso, a termo moldagem também é importante já que o sistema molda estruturas em qualquer formato através da pressão e temperatura, promovendo ao revestimento um acabamento realista e personalizado. Além de facilitar MUITO o processo!

Realismo nas texturas: Existem fabricantes de revestimentos decorativos com texturas tão realistas que até impressiona, inclusive no toque. Isso promove um efeito mais realista e nada artificial aos móveis transformados.

Atóxico, antimofo e antialérgico: estas características promovem obra rápida e sem necessidade de ausência do ambiente após a aplicação, sendo utilizado inclusive para hospitais e dormitórios infantis, não sendo necessário deslocamento dos moradores de uma residência ou colaboradores de uma empresa para a aplicação no móvel.

A SH Decor é especialista em revestimento de vinil autoadesivo, com 48 padrões diferentes para transformar! Cimento, Couro, Madeira, Metal, Pedra, Sólidos, Tecido e Tijolo. Com SH Decor seus moveis sempre estarão nas melhores tendências!

 

Autor: SH Decor
A SH Decor preparou esse espaço para que possamos compartilhar e dar ideias de decoração mostrando as tendências e últimas novidades do mercado de decoração.
Inscreva-se abaixo para ficar por dentro de todas as novidades que publicarmos.

Notícias Relacionadas: